Fim de semana bem passado
Aqui:
A Golegã é um pequeno concelho (apenas 2 freguesias...) do distrito de Santarém. E o seu ex-libris é a sua feira do cavalo, reconhecida a nível internacional. Foi essa feira que eu, mais uma vez, fui visitar. É muito bonito ver toda aquela gente com orgulho do seu simbolo: o cavalo. É lindo ver as crianças desde muito novas montar com um enorme sorriso nos lábios, mas sempre com uma altivez apenas ao alcance dos verdadeiros cavaleiros. Para além disso, esta é uma feira que se enche de gente jovem e bonita, com o apelo do alcool a chamar por gargantas secas e ávidas de um pouco de loucura (embora haja casos em que essa loucura passa os limites do razoável...).
Apenas tenho um reparo a fazer: cada vez mais esta feira serve de desfile para pessoas endinheiradas mostrarem "ao povo" que eles ainda aí estão e que são melhores que os outros. Meus caros, a vós apenas vos posso dizer que a altivez fica sempre bem a um cavaleiro que no cimo da sua imponente montada se sente invencível...mas o orgulho que sente em montar a cavalo, nunca deverá ser substituido pela sensação de superioridade em relação aos outros apenas porque as vossas contas têm mais uns zeros (sendo que muitas vezes tal nem acontece...). A Feira do Cavalo da Golegã é e será sempre uma feira do povo e para o povo, onde se comunga a mesma paixão pelos cavalos e pela diversão, desde os netos até aos avós.
Quem não conhece, recomendo vivamente a visita a esta pequena localidade, que embora pequena em dimensão é enorme na arte de bem receber as suas visitas.
0 Comments:
Enviar um comentário
<< Home